AGIR

AGIR - Autismo - Garantir a Inclusão e Reabilitação

 

A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento global e que se manifesta num vasto conjunto de características que diferem de pessoa para pessoa. Neste sentido, é crucial intervir o mais precocemente possível, com a finalidade de promover competências básicas nestas pessoas, ao nível cognitivo e social.

Assim, integrado no Centro de Competências para o Autismo, a APPDA-Setúbal criou o Projeto AGIR para as pessoas com PEA, a partir dos 2 anos de idade, promovendo respostas de capacitação e reabilitação inclusivas, garantindo o acesso a terapias especializadas no âmbito da terapia da fala e da psicologia, avaliações de despiste de diagnóstico, de perfil de competências e de desenvolvimento.

A intervenção pode ser realizada a nível individual, no contexto natural da pessoa com PEA e sua família ou em contexto educativo, de forma a potenciar o desenvolvimento da interação com os pares e da comunicação e favorecer a consolidação de competências, uma vez que a maioria destas pessoas tem dificuldade em generalizar as aquisições adquiridas individualmente e aplica-las em situações do dia-a-dia.

É fundamental que a família assuma um papel ativo no processo de intervenção, pois é quem melhor conhece a pessoa com PEA. Assim, é importante trabalhar em parceria e fornecer orientações aos pais para lidar eficazmente com os problemas dos seus filhos.

Pretende-se colmatar estas necessidades, apoiando e acompanhando estas famílias e facilitando o processo de desenvolvimento, autonomia e plena inclusão na sociedade das pessoas com PEA, uma vez que um acompanhamento adaptado e especializado em cada fase da sua vida, proporciona uma melhoria significativa no desenvolvimento, autonomia, reabilitação e inclusão social.

 

Objetivos

- Informar, orientar e apoiar as pessoas com PEA e suas famílias, considerando as suas principais necessidades, de modo a dotá-las de competências necessárias para assegurar o seu processo de desenvolvimento;
- Realizar terapias especializadas, com definição de estratégias de intervenção, capacitando-as e assegurando o acompanhamento e supervisão no seu percurso de reabilitação e inclusão social;
- Realizar avaliações especializadas (de despiste de diagnóstico, de perfil de competências e de desenvolvimento).

* Projeto cofinanciando pelo programa de financiamento a projetos pelo INR, I.P.

 

Dezembro 25 2019

Vouchers Solidários

Campanha de Natal

Ler Mais

Novembro 30 2019

Assembleia Geral de sócios

30 de Novembro de 2019 no CAARPD na Quinta do Conde

Ler Mais

Novembro 16 2019

Entre Pais

Ler Mais

Outubro 19 2019

XII Seminário da APPDA-Setúbal

Novos Paradigmas: da Teoria à Prática

Ler Mais

Setembro 01 2019

AGIR

AGIR - Autismo - Garantir a Inclusão e Reabilitação

Ler Mais
Carregar mais noticias