16º aniversário

16º Aniversário da APPDA-Setúbal

Celebramos hoje, o 16.º aniversário da nossa Associação num contexto histórico especial, que nos afasta, desafia e testa a nossa resiliência.

A Pandemia do COVID-19, veio alterar toda a nossa vivência e obrigou a reinventarmo-nos.

No dia em que a APPDA-Setúbal comemora o seu 16.º aniversário, cumpre-nos deixar uma mensagem que assinale este dia.

A APPDA-Setúbal nasceu da necessidade e de um sonho de um grupo de pais e técnicos, que em 2005 deram o passo de criar esta Associação.

A necessidade de criar uma Associação que lute pelos direitos das pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), que disponibilize um acompanhamento adequado e com qualidade a estas pessoas, que preste apoio às famílias e outros cuidadores, que sensibilize a sociedade sobre a problemática da PEA e que promova a inclusão das pessoas com PEA em todas as dimensões da sociedade.

O sonho de construir o “Respiro”, uma resposta social de atividades ocupacionais, que vá de encontro às necessidades de cada indivíduo, aberta à comunidade,  que permita atividades em contexto e a inclusão no trabalho, e uma resposta residencial que permita o descanso do cuidador por períodos curtos de tempo, e que ao mesmo tempo seja uma resposta de lar residencial para quando as famílias já não poderem  prestar cuidados aos seus filhos.

Sempre de uma forma solidária e altruísta, os 16 anos de atividade desenvolvida pela APPDA-Setúbal foram um desafio enriquecedor, na procura de respostas que vão ao encontro das necessidades das pessoas com PEA e das suas famílias, tentando sempre inovar nas respostas dadas, sempre numa estratégia de progresso e do futuro em que acreditamos, mostrando o que somos, o que fazemos e onde queremos chegar. Acreditamos que um projeto social nunca está concluído, é uma busca contínua para melhorar.

Ao longo destes 16 anos tornámo-nos numa referência para a PEA no distrito de Setúbal, o que se deve especialmente, ao trabalho desenvolvido pelos nossos colaboradores, e à dedicação e sentido de pertença que tornam esta equipa no maior capital da Associação.

Já percorremos um grande caminho, a Associação continua a crescer e a alargar as suas respostas, sempre com uma estratégia de melhoria contínua e qualidade dos serviços prestados, mas temos ainda um longo caminho para percorrer.

Continuamos a lutar pelo sonho original da constituição da Associação com toda a dedicação e perseverança, com a certeza que não vamos parar até o sonho se tornar uma realidade.

Agradecemos a todos os sócios e corpos sociais que têm ajudado esta Associação a crescer e que permitiram chegar onde estamos hoje, a todos os colaboradores pelo seu trabalho e dedicação, a todas as entidades públicas e privadas, empresas e pessoas individuais que nos têm apoiado e que acreditam no nosso trabalho.

Sempre, Juntos pelo Autismo!

P´la direção 

Carmen Cristino

Abril 14 2024

Caminhada Alcochete

Ler Mais

Abril 07 2024

Caminhada Setúbal

Ler Mais

Abril 06 2024

CineAutismo

Ler Mais

Marco 23 2024

Reunião Assembleia Geral

Ler Mais

Fevereiro 26 2024

Oficinas de Verão

Ler Mais
Carregar mais noticias